Briefing
Identidade. Design. Sistema de design. Branding.
“Não se trata de vender livros. Não quero uma marca adequada. Trata-se de criar lugares de permanência de conhecimento feito por mulheres para todas lerem.”
Com este briefing (e o gosto da cliente por art déco), o desafio foi criar uma marca que traduzisse um sonho desenhado e que fosse também funcional. Aplicada impressa, digital, em lombadas de livro, em sites, enfim, que contemplasse tudo o que editora viria a ser: uma zona autônoma temporária literária.
O desafio de branding
Minha proposta foi partir das perguntas:
-
Como comunicar um ideal sem transformá-lo em produto?
-
Como traduzir a dissidência em forma?
Com isso, comecei a desenhar a mulher de perfil, com linhas sinuosas, ricas, sem minimalismo – a marca é o máximo de todas, respondendo a um mundo plural.
Dialogando com a cliente, percebemos que a marca não deveria ser todas – a editora é uma – mas que fosse uma face cortada por muitas: pessoas, pensamentos, histórias e mundos.

Primeiras versões


Processo
Para construir o território da marca, entendemos que o tom é informal, mas o background é técnico; a intensidade é média, pois entendemos que é preciso suavidade para lidar com várias vozes e precisão para marcar uma decisão editorial e que a relação com a pessoa leitora precisa ser próxima, íntima.
Nosso logo é simbólico, tem detalhes, permite linhas, rejeita o minimalismo e o óbvio. Nossa paleta de cores seria modificada sempre, com um logo sólido o suficiente para existir na cor da estação do ano editorial.
Menos corporativo em estética e com alta funcionalidade. O território precisa ser acessível e bem delineado.
Desdobramentos
Uma marca que pode se transformar com as histórias de mulheres e, ainda sim, manter a unidade sua unidade. Fácil de se desdobrar em redes sociais e de ser impressa pequena numa lombada de livro: versátil.
No site temos uma navegação sem medo de palavras, porém de estrutura enxuta. Um site modulado. Com contraste de cores acessível, responsivo em diferentes telas e com margem de respiro.



Resultados
Uma marca que dá conta de presença no e-commerce, nos processos editoriais, mas com substrato poético para criar engajamento real, pois o foco está no conteúdo real, na presença sensível da palavra e na força de suas linhas, tanto a editorial quanto as de duas linhas no logotipo.


